quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tarefa 2


              Lixo orgânico é todo material ou resíduo proveniente dos seres vivos, animais ou vegetais (de origem biológica). É produzida em residências, escolas, empresas e pela natureza.
                Esse lixo precisa ser tratado pois podem gerar consequências para o ser humano, como o mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos, surgindo assim também várias doença através da contaminação do solo e da água, porque na decomposição do lixo orgânico é produzido um liquido viscoso chamado de chorume que também é um elemento de contaminação.
                Esse lixo deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo normas de saneamento básico de tratamento, a comunidade deve colaborar com a coleta seletiva e reciclagem ou como adubo orgânico através do processo de compostagem.
                O lixo é considerado poluente, entre tanto pode ser usado para produção de combustíveis como o biogás.
                Os não recicláveis, podem ser transformados em novas embalagens de papel ou plásticos.
EXEMPLOS DE LIXO ORGÂNICO: restos de alimentos orgânicos (carne, vegetais, frutas, cascas de ovos), papel molhado ou engordurado, madeira, ossos, sementes, sacos de chá, filtro de café, folhas, caule, flores, papel higiênico, dejetos de animais, bombril, pelos, penas, tecidos, cinza, resíduos de varreduras, erva mate, fraldas descartáveis, absorventes, etc...
                Lixo seco: é todo material inorgânico resultado dos produtos industrializados que em geral são de difícil decomposição pela natureza. Devemos reduzir as embalagens preferindo os que tem refil, reutilizar os que podem ser reutilizados antes de descartar e reciclar através da coleta seletiva.      
                Lixo contendo restos de alimentos ou outras substancias devem ser lavadas, para minimizar a proliferação de animais como baratas, ratos e o mau cheiro, mas evitando o desperdício de água.
EXEMPLOS DE LIXO SECO:
PAPEIS: jornais, revistas, caixas de papelão, embalagens longa vida;
PLÁSTICOS: garrafas pet, canos e tubos, plásticos em geral;
VIDROS: garrafas, frascos, potes;
METAIS:  latas de alumínios (refrigerantes, cerveja) litros de óleo, latas de leite me pó, latas de conservas.
                Com a reciclagem facilita o trabalhos dos catadores de lixo.
OBS: lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, termômetros, latas de tintas e inseticidas, devem ter descarte diferenciado, são altamente poluentes. Os estabelecimentos que comercializam os produtos são responsáveis pelo recolhimento e descarte.
                Que tal adotarmos atitudes que podem contribuir para o meio ambiente e para nossa vida, porque mudar o mundo está em nossas mãos. Podemos começar fazendo nossa parte.

Plante essa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário